sexta-feira, outubro 1

A NOSSA TELEVISÃO



Apesar de tão elevados préstimos à autonomia insularenga ainda há tantos detractores da nossa RTP-Açores ! Como se sabe esta não é apenas um simples franchising do mega sorvedouro Nacional de verbas do Orçamento de Estado que um Ministro boxeur prometeu liquidar com um drástico K.O. Não! A RTP-Açores é uma 10ª ilha nestas 9 estrelas Açorianas ainda tão distantes entre si...Assim, para aconchego dos lares Açorianos é de prever que, esta verdadeira instituição regional, tenha redobradas cautelas no alinhamento de uma programação transgeracional e multicultural.

Na grelha do dia 1 de Outubro e para a soirée de sexta feira à noite nada melhor do que digerir as sopas com o tão aguardado confronto César versus Cruz, moderado, claro está, pelo árbitro Pedro Moreira. Recordando a prestação deste, nas pré eliminatórias do debate, ficaríamos mais bem servidos com a sua ausência. Com um moderador que nada acrescenta, não provoca, não estorva, não pica e nem morde, mais vale deixar Cruz e César livres para a refrega sem as constantes interrupções que são já uma imagem de marca de Pedro Moreira. Haveria algum suplente capaz de o substituir ? Bem em tempos até houve melhores efectivos(as) que pela graça da «mão invisível» da estatização da RTP-A foram chamados a outras missões.

Antes do debate já se sabe que temos o Telejornal da RTP-Açores, cuja linha «conservadora» é uma referência que, felizmente, ainda anda longe dos desvarios da SIC e das reportagens choque da TVI. Logo a seguir temos a Meteorologia que é também o timing certo para aquele intervalinho,nomeadamente, para uma viagem rápida à cozinha para sacar um snack pois, como se sabe, por estas bandas é sempre «céu muito nublado, com períodos de aguaceiros e eventuais boas abertas». Finda a ficção meteorológica abre-se o espaço para a Informação Desportiva Regional, desta feita com o Troféu que, no essencial, é 2/3 de Futebol da Série Z Açores e 1/3 de Rallyes.

Mas a RTP-Açores não se quer ficar pelo mainstream e depois do debate enche a grelha com espaços temáticos para as minorias incluindo um «Magazine Tauromáquico», que bem poderia passar apenas em circuito fechado na ilha Terceira, e termina pela noite dentro com uma arrojada película sobre «a demencial trajectória de uma professora de piano fascinada pelos universos das pornografia, do sexo inconsequente e pela auto-mutilação »...bem e depois admiram-se da libertinagem que por aí anda ! Por hoje é tudo ... fim de emissão !

Sem comentários: