terça-feira, outubro 5

FACTOS SÃO FACTOS



Factos são factos e o grande vencido do debate César versus Cruz foi mesmo o Pedro Moreira! No resto, e no ranking do apuramento final,Vítor Cruz pontuou numa prestação cuja performance deixou a esperança de que a maré está mudando e que, porventura, daí virá uma vaga de fundo que não sendo um tsunami seja, pelo menos, quanto baste para tolher as rosas que nos têm desgovernado.

Vi o debate na sede da coligação e em ambiente mais sereno e caseiro revi o mesmo em formato VHS. Fiquei então a cogitar na ironia das palavras de «César» que, com justíssima propriedade, poderiam ter sido proferidas por Vítor Cruz no rescaldo do embate: «Veni, Vidi, Vici ».

Como se sabe os debates não elegem seja quem for, mas a impressão que subliminarmente deixam podem converter muitos indecisos em fervorosos crentes de uma ou outra causa...e podem até reciclar um ou outro apóstata que o povo, na sua linguagem colorida, prefere apelidar de «vira-casaca».

Antecipando o epíteto de «empedernido laranjinha» recomendo que façam, por exemplo, uma leitura de um Jornal de referência à esquerda e que em destaque sentencia «Carlos César perde primeiro Debate Frente a Vítor Cruz». O Público é um impoluto e fidedigno Jornal com sotaque e que só assim pode ter a ousadia de afirmar que «o presidente do Governo Regional se mostrou cansado,na defensiva e sem qualquer chama para,consistentemente, apresentar as "mais-valias" dos oito anos do seu mandato.» (sic!)...e isto tendo por contraponto o facto de referir que «o líder da oposição estava bem preparado e muito agressivo.»

Mas factos são factos e não deixou de ser lamentável que Pedro Moreira tenha iniciado o debate em tom fotonovelesco, mantendo o mesmo ad nauseam, insistindo na querela das queixinhas a Bruxelas e toda a romanesca urdidura que com este tema acessório se vai arquitectando, apenas, para ocultar o essencial. Depois foi o que se viu! Faltou tempo para debater a fundo áreas tão importantes como a Saúde e a Educação e até o sacrossanto Ambiente, que é como se sabe uma bandeira socialista desde os tempos dos piqueniques do S.O.S Lagoas, virou um tema tabu.

Mas no resto factos são factos e se houve alguém que precisou de tomar um Dormicum nessa noite seguramente que não foi Vítor Cruz.

Post Scriptum : estive off-line desde Sexta Feira devido a «problemas técnicos» no recarregamento do netpac ... por isso só agora regresso ao «seio» da blogoesfera.

Sem comentários: