domingo, julho 27

Literatura de Férias


Dando seguimento a uma saudável tradição de férias - outras terei que não serão assim tão saudáveis - fui à livraria e comprei de empreitada as leituras para os próximos 12 dias. Espero que não vão fazer companhia àquelas que ficaram por fazer em anos anteriores.


1.º - Os Portugueses no Faroeste - Terra a Perder de Vista, de Donald Warrin e Geoffrey Gomes, Bertrand


"O que este Os Portugueses no Faroeste nos oferece é precisamente uma leitura dessa história através do que de mais fascinante as histórias sempre comportam: as biografias daqueles que, com coragem ou cobardia, por acção ou apenas sorte, as promoveram. Alguns, como «Portuguese Phillips», o homem que salvou da morte uma guarnição militar na fronteira do Wyoming, permaneceram até hoje no imaginário americano como heróis; a outros, como Manuel S. Brazil, o homem que terá participado na denúncia de Billy the Kid, resta o papel de vilões - e de outros ainda, como John Enos, um dos maiores rancheiros do estado de Washington, já não restava mais do que uma história vaga, felizmente aqui recuperada pelos autores deste livro."
do prefácio de Joel Neto


2.º - Low Cost - O Fim da Classe Média, de Massimo Gaggi e Edoardo Narduzzi, Teorema
Dedico particularmente ao João Nuno e ao respectivo líder partidário.


3.º - Irmãos - A História Oculta dos Anos Kennedy, de David Talbolt, Casa das Letras
Um livro do fundador da Salon.com e e director da Mother Jones merecia ser comprado, nem que fosse sobre o míldio e as suas consequências no fruto da videira. Felizmente, é sobre os Kennedy e a pouco conhecida investigação de Bobby ao assassinato do irmão John.


NOTA: E romances?, perguntou a minha veia ficcional. Pois bem, ando pouco dado a personagens que nunca viveram.

Sem comentários: