terça-feira, fevereiro 5

The Tsunami is coming!

O contexto social das eleições: crise de confiança (crise do "sub-prime", guerra no Iraque, corrosão da classe média, custos acrescidos com a saúde e educação...)

Mensagens políticas visam estabelecer a chamada "correspondência" entre as expectativas sociais vigentes e as propostas dos candidatos.

Obama apresentou-se como o candidato da mudança.

Clinton associou à intenção de mudar a sociedade Americana o atributo da experiência. A experiência como um requisito da capacidade de implementar a "mudança."

McCain é um caso interessante: é experiente e propõe mudar o conservadorismo Americano. (medidas ambientais, política de imigração, intervencionismo relativo etc) Duvido que ganhe estas eleições: alienou grande parte dos "conservadores sociais" do Partido Republicano e não me parece que consiga atrair muitos "conservadores" do Partido Democrata. Duvido muito. Obama e Clinton perceberam que as fricções entre ambos beneficiariam McCain. É isto que explica o reaproximação do último debate, onde até se mencionou a possibilidade de um "joint ticket." Uma decisão muito sensata porque, apesar de tudo, contribui para a integridade do PD: não dividir o partido entre activistas freelancers e a máquina partidária. Não nos podemos esquecer que as "verdadeiras" eleições ainda não começaram. Um partido dividido é um partido débil. Seria o pior que poderia acontecer ao PD.

Roll the dice...

Sem comentários: