quarta-feira, janeiro 23

Reporter X

RTP *

RTP. Com apenas 3 letras se define o serviço público de rádio e televisão. Esta é uma das promoções que podemos ouvir em antena. Nada mais verdadeiro. Isto porque, parte da história recente dos Açores é, também ela, construída de pequenos momentos e de registos protagonizados pela rádio e televisão pública regional.

Em meados de 2007 foi nomeada uma nova direcção para a RTP-A/RDP-A e, em paralelo, foi dada execução à "fusão" da rádio e da televisão numa única empresa, facto que já havia sido implementado na "empresa mãe" mas cuja aplicação ainda não tinha sido posta em prática na Região. Esta situação tem gerado algumas controvérsias ao nível do funcionamento interno, algumas resolvidas de forma "pacífica", outras nem por isso. E, à medida que o tempo flui, têm surgido vozes dissonantes à direcção de Pedro Bicudo. Isto tem levado a uma crescente fragmentação interna entre colaboradores, não perceptível aos "olhos" do público mas real e audível nas conversas de corredor.

Recentemente, o debate em torno da RTP passou para os jornais e rapidamente se alargou aos blogues, cuja forma e liberdade de acesso tem permitido uma acesa esgrima de argumentos entre vários intervenientes (consultar Máquina de Lavax; Fôguetabraze; :Ilhas e Sete Vidas como Gatos, só para nomear alguns). Aqui a discussão está para durar.

A falta de debate e de um diálogo construtivo em torno do bem comum (e da coisa pública), de forma genérica, não se afigura fácil nem cativa as massas. Neste meio pequeno e entroncado de idiossincrasias é difícil operar mudanças radicais e cortes abruptos. Daí que, a esta direcção da RTP, tenha de ser dado o mais que devido "benefício da dúvida", na medida em que não se tratou de uma mera troca de direcções (nunca na história das duas empresas os ex-directores permaneceram em funções após a nomeação de uma nova gestão!) mas sim, de uma profunda reestruturação no modus operandi e na forma de "comunicar". Os resultados são ainda imberbes mas julgo que a seu tempo haverá uma clarificação. Um debate pelo "Estado da RTP" já se justificava...


* edição de 22/01/08 do AO
** Email Reporter X
*** Fotografia X Blow up your.tv

Sem comentários: