segunda-feira, maio 29

Alta Fidelidade *

The Kings of Jazz por Gilles Peterson e Jazzanova
(BBE Music/Rapster Records, 2006)

Uma compilação organizada pelo radialista & DJ Gilles Peterson & pelo colectivo alemão Jazzanova.

A maioria dos nomes aqui reunidos é comum a outras discografias jazzísticas. Mas, para um público mais jovem que ouve a Radio One e que segue a onda e as sugestões de Gilles Peterson, esta selecção é, no seu entender, um ponto de partida para usufruir e aprender a ouvir o jazz. Na exacta medida em que estas pistas sonoras são transversais a todos os projectos que ele, semanalmente, divulga no seu espaço do éter.

Daí que em Kings of Jazz faça sentido que seja Gilles Peterson a compilar a old school. E os Jazzanova os recém-chegados, nos quais eles se incluem, e que em grande parte foram influenciados pela divulgação do universo jazz proposto por Peterson.

Ao longo desta dupla proposta podemos assistir à cumplicidade tranquila de nomes consagrados, tais como: Roy Haynes, John Coltrane, Bill Evans, Clifford Brown, Art Blakey e dos novos Matthew Herbert, Nicola Conte, 4 Hero e United Future Organization.

Em Kings of Jazz os novos e os velhos caminhos do jazz sobrepõem-se numa história com muitas páginas, ainda, por revelar. Uma recolha criteriosa e uma introdução para os menos familiarizados com a palavra jazz. No final, It's All About Jazz...

* Proposta disponível na discoteca DISREGO (CC Parque Atlântico)
** Crónica + ou - semanal publicada no Suplemento SARL/JdA

Sem comentários: