quarta-feira, abril 3

1º Encontro de Associações, Representantes de Pais e Encarregados de Educação de S. Miguel

Caros colegas,


A participação dos pais nas escolas, como espaços de aprendizagem inseridos na sociedade, é um direito e um dever.

Depois de um período em que lutámos para termos o direito de associação e o direito a sermos ouvidos, hoje vivemos um novo desafio: estamos na escola e somos convocados para participar de forma ativa, consciente e empenhada na sua gestão.

E, como parte integrante da comunidade educativa, a nossa ação não pode nem deve limitar-se apenas à colaboração em atividades pontuais da escola devendo, pelo contrário, assumir uma efetiva participação quer no planeamento quer nas atividades de cada estabelecimento de ensino.

Os desafios são grandes e novos. A nossa inexperiência e, por vezes, as dificuldades em nos aceitarem como parceiros, têm constituído um embaraço a que esta caminhada se faça sem sobressaltos e sem desvios para bem dos nossos filhos que são, sem margem para dúvida, o grande motivo deste nosso empenho.

Neste processo tem havido certamente muitos obstáculos. A falta de informação dos pais e a sua inexperiência que tanto pode gerar comportamentos mais abusivos, invasores de outras esferas de competência, como a retração da participação dos pais na escola com receio de outros agentes, constituem alguns deles.

São estas pequenas grandes arestas que pretendemos limar com esta iniciativa.

Dar as mãos e partilhar receios, resolver angústias e corrigir erros, ultrapassar hesitações e encontrar soluções é o único caminho que nos pode fortalecer.

A aceitação de todos – pais, professores, alunos, funcionários e demais atores da escola - é a única via para nos tornarmos comunidade educativa.

A nossa presença na escola é decisiva para a qualidade educativa de todos.

A família é o núcleo central do processo educativo e a escola a sua extensão. Por isso, a família- os pais- têm todo o direito e o dever de participar no espaço que vai dotar os filhos das capacidades e dos ensinamentos necessários para a sua realização pessoal, social e profissional.

É por isso, que este nosso encontro é tão importante. A partilha de experiências entre todas as associações de pais e representantes de encarregados de educação é fundamental. É uma tarefa ambiciosa para a qual estamos todos convocados. A presença de cada um e a partilha da sua experiência fará de nós uma só voz junto de quem decide.

Contamos por isso convosco no dia 13 de Abril na EBJI Roberto Ivens, a partir das duas da tarde.

Vai valer a pena! Confirme a sua presença até ao dia 5 de Abril pelo mail: paisrobertoivens@gmail.com ou telemóvel: 96 90 49 015

A Comissão de Pais EBI Roberto Ivens

Sem comentários: