quinta-feira, dezembro 6

R.I.P. Oscar Niemeyer


Formas que nos tocam. Formas que nos remetem para universos desconhecidos mas, verosímeis.

Oxalá possamos embarcar no céu via uma das tuas "auto-estradas da forma"

“Sempre digo e insisto muito que o ensino da Arquitectura, de qualquer outra escola superior, devia ser seguido de conversas paralelas, literatura, de ciências sociais, Filosofia, não para transformar o arquitecto num intelectual, mas num homem familiarizado com a vida” Oscar Niemeyer.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Carlos Rodrigues
Estamos perante uma grande perda humana, uma morte é sempre uma morte, mas como tudo na vida, pode ser analisada como numero, ou como sentimento que toca em primeiro lugar as pessoas que com o de cujos conviveram, ou com a sua obra se emocionaram...
Estamos perante um homem que emocionou em vida, mas certamente continuará a emocionar depois da sua morte.
Poderá ser totalmente acessório perante a sua obra, falar do seu envolvimento social e politico, nomeadamente com o partido comunista Brasileiro, diria mesmo que para alguém que se escandaliza com esta opção politica, poderia querer passar uma esponja nesta escolha, mas eu não, penso que como ele disse(mais ao menos assim)"...que importância tem a arquitectura perante a vida concreta das pessoas?..." penso que o seu envolvimento politico era o complemento para a sua obra e vice versa, e perante a discrepância das escolhas politicas e a sua prática, penso que Oscar Niemeyer, foi diferente e exemplo como a sua obra(e constatação que mais do que a ideologia é o que se pretende fazer com ela, com coerência, ou como uma mera mascara, onde se esconde as misérias humanas).
assim,vale a pena ter uma vida longa, para mostrar que existem motivos para acreditar na pessoa humana e a vida dele é disso cabal demonstração.
Um bom post e uma homenagem com a dimensão de quem do outro lado do Atlântico esta atento e se emociona com o destino da pessoa humana.
Parabéns e saudações
Açor