quarta-feira, maio 18

Terras do Priolo - "a ideia não é criar hotéis"


"As Terras do Priolo, nos concelhos da Povoação e Nordeste, em S. Miguel, podem vir a ser reconhecidas em 2012 com a Carta Europeia de Turismo Sustentável, no âmbito de uma candidatura em preparação pela Secretaria Regional do Ambiente.

A carta representa uma acreditação a nível europeu do território como um local com boa qualidade para o turismo de natureza, uma vez que permite estabelecer um equilíbrio entre o desenvolvimento turístico e a conservação das áreas protegidas", afirmou Azucena de la Cruz, assistente do projeto LIFE-Laurissilva Sustentável, em curso naquela zona da ilha de S. Miguel. (...) "O processo está a começar com um diagnóstico para identificar problemas e potencialidades", afirmou, recordando que a zona abrangida pelo projeto é a única no mundo onde vive o priolo, uma pequena ave ameaçada de extinção. Nesse sentido, frisou que a ideia não é criar hotéis, mas "melhorar a coordenação entre várias instituições, incluindo empresários do setor turístico, associações ou grupos folclóricos".

APE.
Lusa/fim

Claro que "a ideia não é criar (mais) hotéis". É muito mais do que isso!
Trata-se de sensibilizar todos os agentes económicos (dentro e fora da área) que o problema do turismo na região não radica no n.º de hotéis que tem ou deixa de ter.

Eles são as «plataformas estruturais» que conseguem garantir condições para aumentarmos a população flutuante.

O problema está em trazê-los cá e ter criatividade para sabermos como vamos ganhar dinheiro com os turistas, contribuindo para melhorar o nível das experiências.

Se não fosse ele - o turismo - alguém se lembrava do ambiente?

Sem comentários: