quarta-feira, janeiro 7

Ódio

O ano terminou e começa em Guerra. Apesar da expectável invasão terrestre da Faixa de Gaza por Israel, esta incursão sobrecarrega negativa e incomensuravelmente a agenda deste início de 2009, num ano de expectativas moderadas e que se quer (ou que muitos querem) de crise e de pessimismo.

Esta é a maior operação militar israelita na Faixa de Gaza desde 1967, numa acção tida como defensiva por Israel e uma resposta aos ataques de rockets perpetrados pelo Hamas. O fosso bélico entre ambas as forças em disputa é abissal, sendo quem mais sofre neste(s) conflito(s) são civis, pelo que podemos estar perante a iminência de uma ampla tragédia humanitária. Não obstante, a intensa pressão diplomática internacional, muitas dúvidas se levantam quanto à duração da operação militar em curso e na resolução pacífica do conflito. Alguém terá de mediar o extremar de ambas as facções, pois há a questão social inerente e perante a qual ninguém pode e deve ficar indiferente, apesar da banalidade com que encaramos a violência das imagens que nos chegam à hora de jantar... No momento em que escrevo estas linhas, Israel acaba de rejeitar os apelos dos diplomatas europeus, de visita a Jerusalém. Um mau prenúncio.

No eclodir desta guerra, sem fim aparente, está o facto de Israel ter declarado Gaza como uma "entidade hostil" e o reconhecimento do Hamas, não como uma entidade governativa, mas sim como uma organização terrorista. O entendimento, como já vimos, prevê-se difícil. A situação naquela zona do globo progride sob o espectro da guerra e na luta pelo controle de territórios estratégicos. Os interesses sobrepõem-se à razão e o Médio Oriente afigura-se, uma vez mais, como um imenso barril de pólvora alimentado por ódios culturais de índole religiosa. Os Estados Unidos, os “mediadores” desta crise, mantêm, na véspera da entrada em cena do novo player, um silêncio ensurdecedor, cuja omissão poderá apenas significar o seu agreement.

O directo televisivo de Gaza não é um simulacro e pouco ou nada tem de optimista. O Ódio tem um perigoso poder de atracção...


* edição de 06/01/09 do AO
** Email Reporter X
*** Imagem X Guardian

Sem comentários: