sexta-feira, setembro 19

Reporter X

Está aberta a pré-temporada… *

Alinham-se os discursos da pré-campanha e um dos denominadores comuns tem sido o Kit Autonómico, ou melhor, o timing escolhido para a sua distribuição e a carta do presidente do governo que o acompanha e que é associada à imagem da campanha do Partido Socialista.

A intenção implícita à produção do referido Kit reside na disseminação, junto da população açoriana, dos símbolos regionais.

Os partidos da oposição assumiram-se contra a iniciativa: o líder do maior partido apelidou a decisão do governo de hipócrita e, inclusivamente, seguiu queixa, apresentada pela CDU e MPT, para a Comissão Nacional de Eleições, que é quem deve pronunciar-se sobre eventuais ilícitos nos actos eleitorais em território nacional. Nada mais legítimo.

O timing para a distribuição do Kit, convenhamos, não terá sido o melhor. Mas, haverá um timing certo, em termos políticos, que concilie a agenda do partido que está no poder e a oposição que o persegue?! A questão da pele que veste o político que é simultaneamente presidente do governo e líder partidário revela-se uma falsa questão, na medida em que um e outro são a mesma pessoa e os papéis que desempenham em determinado momento estão consagrados na lei. Se fôssemos perscrutar todos os casos em que existe sobreposição de funções teríamos muitas agradáveis surpresas, sendo que quem, neste caso, acusa, devia fazer o trabalho de casa antes de entrar num perigoso acusatório populista.

Devemos estar mobilizados para elevar o discurso político que irá nortear a campanha eleitoral que se avizinha e deixar ao largo questões de condomínio, sob pena de não se cativar e de, eventualmente, se afastar, ainda mais, o eleitorado, já de si pouco motivado e que necessita urgentemente de sentir confiança em quem possa trabalhar os seus problemas quotidianos. Ameaças de veto, calúnias e acusações demagógicas não fazem ganhar eleições. Reduzem o espaço público a uma politiquice inócua. Não se ganham eleições com crónicas, comentários anónimos, nem desejos de vingança recalcados.

Ambição, precisa-se!


* edição de 16/09/08 do AO
** Email Reporter X
*** Imagem X Filipe Franco

Sem comentários: