sábado, março 22

Ler Jornais é Saber Mais ?

" O estado da blogosfera açoriana

Na Região existe um mundo à parte: a blogosfera, um espaço digital onde são abordados temas tão variados como a política, a sociedade, a cultura e a economia.

A blogosfera açoriana está à distância de um clique e qualquer um, em qualquer parte do globo, pode aceder a este arquipélago digital. Os blogues de autores açorianos são muitos e o seu número cresce de dia para dia. Nestes sítios são abordados assuntos do foro político, económico, social, cultural, desportivo, entre muitos. Os post [comentários] vão desde a simples observação, passando pela revolta, pela reivindicação de direitos e até pela sátira. As críticas podem ser dirigidas a uma empresa, a uma individualidade, a um presidente de câmara e até ao Governo Regional.
De entre os blogues açorianos figuram o Fôguetabraze, o Açores S.A., o Entramula, o Um Blog Tipo Assim, o Chá Verde (Puro), o :Ilhas, o Bloco de 15 e o das Argoladas.
Para aqueles que se interessam por política, regional, nacional e internacional, o Chá Verde (Puro) é o mais indicado. Este não se resume à política em si mesma. Vai mais longe e analisa o universo político-partidário. Muitos têm sido os comentários sobre as primárias norte-americanas, com especial ênfase no confronto entre Hillary Clinton e Barack Obama, candidatos democratas.
No Fôguetabraze não faltam os comentários à actividade política na Região. Sempre atento, o autor deste sítio chama a atenção para alguns dos problemas que mais afectam os açorianos, como os relacionados com o transporte marítimo de passageiros inter-ilhas. No :Ilhas são privilegiados os conteúdos culturais. Este é, de resto, um dos sites onde pode ter acesso à agenda cultural da Região. A análise política e social também marcam presença com as crónicas e comentários dos seus autores.
Um Blog Tipo Assim é um sítio onde a música e política regional, nacional e internacional merecem destaque. Para quem prefere algo mais introspectivo, a tocar a poesia, existe o "Argoladas". Este é também um blogue de cariz informativo e crítico, onde são abordadas questões como o estado da sociedade e a era digital.
Estes, a par com alguns dos seus congéneres, prestam, não obstante, homenagem aos Açores, pátria destes sítios e dos seus respectivos bloggers, matéria de fundo, razão de preocupação e louvor. Todos eles tratam de questões que, de uma forma ou de outra, influenciam a vida desta Região. E, os mesmos, através das palavras e das imagens, tentam, de alguma maneira, provocar mudança.
Mas nem tudo é positivo. A blogosfera açoriana caracteriza-se ainda, e principalmente nos últimos tempos, pelo anonimato e pelo insulto. Tornou-se frequente ler comentários, publicados por anónimos, insultuosos e difamadores, sem respeito pela vida privada e profissional de pessoas e empresas. Esta questão gerou algum debate junto dos bloggers, ainda que nada tenham feito para alterar este cenário.

Como criar um blogue
Qualquer pessoa pode criar um blogue. Para o efeito, basta ter acesso a um computador com ligação à internet e utilizar um motor de busca (o Google, por exemplo) para escolher o sítio onde pretende criar o seu blogue. No espaço de poucos minutos poderá personalizá-lo da forma que desejar e começar a publicar os seus comentários.
O interessado pode, inclusive, enviar convites a outros bloggers para que se possam conhecer e, desta forma, interagir. "

INÊS GONÇALVES no Expresso das Nove

Sem comentários: