segunda-feira, julho 2

Agenda :

...Hoje

CÂMARA E COMANDO OPERACIONAL HOMENAGEIAM BRAVOS DO MINDELO COM CERIMÓNIA NO RELVÃO

"Estão marcadas para 2 de Julho, segunda-feira, no Relvão, as comemorações dos 175 anos da saída dos soldados açorianos, que ficaram conhecidos pelo exército libertador, comandado por D. Pedro IV, que permitiram a consolidação do constitucionalismo em Portugal.

A homenagem aos "Bravos do Mindelo" – a designação dada às tropas liberais que desembarcaram a norte do Porto, no Mindelo, em 1832, com a finalidade de lutar pelos ideais do liberalismo, contra o conservadorismo nas Guerras Liberais Portuguesas – vai ser promovida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e pelo Comando Operacional dos Açores, com a realização de vários actos solenes que terão lugar no Relvão, a partir das 20h00 da próxima segunda-feira.
É no Relvão, de onde saíram os soldados açorianos, que será descerrado um memorial em forma de pirâmide com 1,80 metros de altura, de pedra cerrada, onde ficará reproduzida a Proclamação de D. Pedro IV.

Antes desta cerimónia, às 17h00, será inaugurada a exposição "Os Homens os factos e as armas que permitiram a consolidação do constitucionalismo em Portugal", no Museu Militar, no Forte de São Brás, onde estarão em exposição pública roupas, armas, livros e documentos que foram levados pelos soldados açorianos.

Às 20h00, já no Relvão, terá lugar uma palestra pelo Dr. Carlos Riley, especialista da época do liberalismo, em Portugal, sobre o tema "Espelhos da Memória". No local, às 20h40, intervirá o Comandante Operacional dos Açores, General Carlos Cadavez , e às 20h50 a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Às 21h00, será realizada a Cerimónia Evocativa dos Expedicionários mortos em combate, com descerramento do memorial e guarda de honra, tendo lugar, depois, um Concerto pela Banda Militar dos Açores."
...
Texto de Luísa Silva do Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Sem comentários: