terça-feira, agosto 1

Meia Coroa versus Robusto

Kate Moss via Bomba Inteligente.
...
"Uma mulher é apenas uma mulher, mas um bom charuto pode ser fumado.". Esta grandiosa boutade, para não dizer alarvidade, foi proferida por um nobelizado Rudyard Kipling denotando um descompensado ardor pelo vício de despachar um bom habano. Ao mirar esta delambida Kate Moss, rendida ao prazer de um petit corona, imagino que a diva da moda britânica dos anos 90 diria, mutatis mutandis, o mesmo de Rudyard Kipling e seus confrades. Contudo, nisto de prazeres epicuristas, razão tinham os clássicos quando apregoavam que in medio virtus, expressão latina que, como se sabe, quer dizer que a virtude está sempre equidistante dos extremos, residindo na prudência, na moderação, opondo-se aos excessos e exageros.

Ora, um prudente Jeremy Irons, que personifica a imagem do dandy moderno dado, com moderação, aos prazeres da vida mundana, sentenciou em Havana que: "Smoking a cigarette is like having sex, and smoking a cigar is like making love.". Cá por mim deixei de fumar cigarros há longos anos. Contudo, não prescindo, de quando em vez, de um bom charuto com a prévia garantia de uma hora de prazer. Mas, ao invés da ostentação nouveau riche da menina Kate, aqui cometendo a gaffe de exibir a cinta de um presumível puro, prefiro a modéstia descomplexada de um "Meia Coroa", sem cinta, da Fábrica de Tabaco Estrella. Como o nome indica são charutos de mediana e prudente dimensão, com uma copa saborosa, construção aceitável, tiragem regular e combustibilidade contínua. Em suma: uma valor seguro e previdente.

Todavia, assegura-me o Barata (um especialista nesta matéria como em tantas outras!) que nada bate um "Robusto" da mesma casa Estrella. Enrolado com uma melange de Cuba, Sumatra, São Domingos e Brasil, o dito "Robusto" é um charuto cosmopolita. Porém, algo me diz que não é para iniciados. Consequentemente, resta-me permanecer fiel ao comedido "Meia-Coroa", um petit-corona que é uma "jóia" Açoriana, consumindo com moderação os prazeres da vida.
...
posted by João Nuno Almeida e Sousa

Sem comentários: