domingo, fevereiro 19

Alta Fidelidade *

Llorca - My Playlist (Wagram) O francês Ludovic Llorca tem uma longa carreira como Dj, tendo actuado em inúmeros festivais como LesTransmusicales e percorrido o mundo por locais tão diversos como: Ibiza, Berlin, Montreal e Tokyo. Projecta-se através uma composição clássica associada ao house, facto comprovado através do seu disco de estreia Newcomer (editado pela respeitada editora francesa Fcom, em 2001, e que vendeu mais de 200.000 cópias em todo o mundo), que mais não é do que um verdadeiro manifesto do género, articulando funk, jazz e soul.

Llorca assina este 2º volume de My Playlist (uma série que pretende dar forma em formato de compilação às selecções musicais pessoais, de alguns dos melhores dj?s dos últimos 10 anos) sucedendo a DJ Cam, no quadro da colecção. Apresenta uma escolha pessoal daquela que seria a sua playlist ideal (!) ou alguns dos discos que permanecem mais tempo nos seus DJ sets, num registo groove destinado a colocar as pessoas a dançar. Revela nestes 18 temas uma selecção criteriosa sem, no entanto, cair na tentação de grandes recriações obscuras, nem no recurso, muitas vezes forçado, às novas tendências - uma prática recorrente em muitas das compilações que proliferam no mercado e cuja audição é, por vezes, pouco apelativa ou monótona.

Em My Playlist há subjacente, entre temas novos e alguns clássicos, um sentido de humor acutilante. Através da associação de referências raras e de algumas escolhas criteriosas, como as de: Château Flight, Jamie Lidell e Dani Siciliano, para depois encontramos um velho êxito de Tone Loc Funky Cold Medina. Uma belíssima prova de como a house, o funk e o tecno ainda têm muito para dar quando conjugados por quem sabe aquilo que faz e prova ter maturidade musical para o demonstrar.

Esta é a primeira compilação de Llorca e ele próprio admite que - it was not an easy job! Sentiu-se pressionado tal como estivesse a seleccionar um número limitado de discos quando está de partida para um set no estrangeiro. Muitas vezes é questionado sobre o que esteve a fazer nos últimos 4 anos, desde o lançamento do seu disco de estreia, e quando é que lança o próximo!? Para ele a resposta é simples e está ao alcance das nossas mãos por intermédio desta Playlist: a produzir remisturas, a gravar o próximo disco e a tocar ao vivo de clube em clube, primeiro com vinyl, depois com cd?s e agora com um computador portátil - you don't stop technology, diz.

Um verdadeiro melómano que gosta de muita e boa música. My Playlist é pura malha funk.

* crónica semanal publicada no suplemento SARL/Jornal dos Açores de 17.02.06
** Proposta na discoteca DISREGO (CC Parque Atlântico)

Sem comentários: