quarta-feira, maio 19

OS DUELOS ESTÃO DE VOLTA



Para qualquer cinéfilo de gosto transversal, e apurado sentido de humor negro, a filmografia de Quentin Tarantino encerra um enigma difícil de resolver: qual a sua melhor obra ?

A mais recente é por certo «Kill Bill». Este épico com a assinatura de Tarantino é um melting pot de géneros cinematográficos que, com a assinatura do mestre, cruza com inigualável alquimia westerns spaghetti, kung-fu de série B, gangster thrillers com um toque de cinema gore, animação Manga(!) e um naipe de actrizes absolutamente divinal e multi-étnico...como aliás deve ser o Éden ( excepto para os mouros que, como se sabe, apenas guardam lugar no paraíso para as virgens muçulmanas, em número de 72, para cada mártir da Jihad ! ).

A crítica (para quem se importa com ela) é unânime em afirmar que o Vol. 2 desta saga é mais fluído na urdidura do argumento e que os diálogos têm a imagem de marca de Tarantino. Para quem viu deliciado o Vol. 1 o que espera é a continuação dos duelos por vir e dos que ficaram suspensos. Entre eles promete o encontro adiado entre Black Mamba ( Uma Thurman ) e a California Mountain Snake ( Daryl Hannah ).

Nos filmes de Tarantino há também sempre algo de invulgar e bizarro na banda sonora...no Vol. 1 atormentam-nos,como agulhas fatais, os acordes da cantilena assobiada por Daryl Hannah quando, em fantasia de enfermeira prepara - num setting que nos transporta para o «Vestida para Matar» de Brian de Palma - uma morte por injecção letal.

Não esperem pelo DVD. Não se preocupem com o Teatro da Muu ( em parceria com a ANIMA ...etc ) que é só lá para Junho. Os Duelos estão de volta mas só até amanhã na arena da Castelo Lopes.

Sem comentários: