quarta-feira, janeiro 30

importa, pois, desafiar

Todos, sem excepção!
Para interpretarem a situação e para se prepararem para a acção!


O artigo, muito bem escrito por Rui Jorge Cabral, é, apenas, mais uma constatação. Permite-nos conhecer os números, nos quais tantos gostam de se apoiar como em muletas, na altura das desculpas - algumas esfarrapadas -, enquanto a análise se fica pela rama.

Fala-se do "boom" do Turismo na Região. Fala-se do potencial que o arquipélago dos Açores tem neste tema. Fala-se da crise, nacional e internacional, e, pese embora, o então Secretário Regional da Economia orgulhar-se, na altura da despedida, de ter posto todos os açorianos "a falar do Turismo como treinadores de bancada", a verdade é que começamos a ter medo de ir a jogo.

Importa desafiar a comunidade a perceber o que se está a passar. Importa, por isso, desafiar a comunicação social a assumir um papel ainda mais importante (temos uma rtpA que precisa reinventar-se. Pois, que se reivente!). Promovam-se debates. Promova-se o "Fórum do Turismo Açoriano" (transversal aos vários sectores da economia). Arranje-se comichão para inquietar os que estão sentados sobre o assunto e com os cotovelos sobre as soluções.

É preciso lançar a dicussão(!) e fazer entender o que é necessário produzir para inverter a situação e, sobretudo, fazer compreender (!) o que é isso de Turismo, para que nos serve e qual o papel de cada um de nós, nesta comunidade cada vez mais desterrada de um Mundo em constante ebulição.

(Desculpem-me se isto vos parecer um "Deja vu". Acabo de ter essa sensação)

1 comentário:

  1. Anónimo11:20 p.m.

    Crescimentos?? No plural, porquê? Há tipos diferentes de crescimento no sector turístico? Recomendo fervorosamente que instales esta nova app nos hotéis do Grupo Bensaúde.

    Go BANG your friends in the Azores!!!!


    http://www.independent.co.uk/life-style/gadgets-and-tech/news/bang-with-friends-the-sex-app-that-helps-you-connect-with-your-facebook-friends-on-a-whole-new-level-8473602.html

    ResponderEliminar