sexta-feira, abril 1

BROADCASTING FROM COIMBRA


«...numa liteira, acompanhado pelo procurador de sua tia, vai o nosso Alípio, em direcção a Coimbra. Os sete anos que ali viveu foram serenos e graves. Muitas vezes o Conde me disse que a Universidade lhe fizera uma impressão profunda, não tanto como edifício - ainda que seja imponente aquele monumento no alto do monte, severo e isolado, como uma imutável fortaleza de vetusta ciência - mas sobre tudo como Instituição...

A primeira vantagem da Universidade, como instituição social, é a separação que se forma naturalmente entre "estudantes" e "futricas", entre os que apenas vivem de revolver ideias ou teorias e aqueles que vivem do trabalho. Assim, o estudante fica para sempre penetrado desta grande ideia social: Que há duas classes - uma que sabe, outra que produz. A primeira, naturalmente, sendo o cérebro, governa; a Segunda, sendo a mão, opera, e veste, calça, nutre e paga a primeira. Dois Mundos - como diz o nosso poeta Gavião - que se não podem confundir e que, vivendo à parte, com fins diferentes, caminham paralelamente na civilização, um com o título egrégio de Bacharel, outro com o nome emblemático de futrica. "Bacharéis" são os políticos, os oradores, os poetas e, por adopção tácita, os capitalistas, os banqueiros, os altos negociadores. "Futricas" são os carpinteiros, os trolhas, os cigarreiros, os alfaiates.».

Eça de Queirós In. O Conde de Abranhos.


É na companhia do Grande Eça que estou a transmitir directamente de Coimbra para as Ilhas. Entre a Coimbra do Conde de Abranhos e a actual poucas diferenças existem. O imobilismo é o mesmo. Exemplifico: foi um «penar» para encontrar um arremedo de cybercafé!
...

Do largo da Portagem, passando pelo Arco da Almedina, e calcorreado o Quebra-costas venerei a Sé Velha e dei por mim vergado sob o peso da «Cabra» da minha velha Faculdade de Direito. Cruzei-me com uma cara fresca que me sorriu e que reconheci como sendo assistente da Faculdade, embora não me ocorresse o nome e a cátedra que assistia! Acenei com reverencial gravidade e segui caminho.
...

Está na hora de ir tomar uma imperial ao saudoso Café Atenas! Depois vou bater à porta de um Amigo. Na verdade, a Lusa Atenas sempre foi a alma mater da Academia da amizade... quanto às Licenciaturas apenas servem para se ter uma licença para continuar a estudar!
...

Até já!

JNAS

Sem comentários: